Conquistar um espaço no mercado é uma das formas de diferenciar seu negócio de outros concorrentes.
Philip Kotler, no livro “Administração de Marketing”, de 2000, definiu que “posicionamento é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo”, nos levando a entender que o posicionamento são fatores que deixarão registrado sua marca na mente do consumidor.
A estratégia para atingir o seu posicionamento dependerá do seu nicho e da proposta de valor que possui. No decorrer do texto você poderá conhecer as vantagens do posicionamento competitivo!
Quais os tipos de posicionamento?
Essa pergunta é bem abrangente, já que tudo depende do seu mercado. Mas existem alguns padrões pré-definidos de posicionamento que você pode utilizar de acordo com o seu nicho/segmento e público-alvo. São eles:
O ideal é que você entenda qual é o seu ponto de força, o que pode fazer dentro do seu segmento e da sua realidade, para que a sua marca fique registrada na mente dos consumidores.
As principais vantagens do posicionamento competitivo
Uma das vantagens de buscar seu posicionamento é fazer sua marca prosperar. Além disso, os outros benefícios agregados são:
– Lembrança da sua marca ou lugar de destaque no seu nicho;
– Indicação boca a boca;
– Autoridade no assunto;
– E consequentemente, aumento nas vendas!
Quando você conquista um lugar de destaque no seu mercado é porque suas estratégias de posicionamento atingiram seus objetivos. Essa é uma ação que está disponível para todas as empresas, só é necessário encontrar seus diferenciais!
Como bem definiu Kotler, em “Marketing 3.0”, de 2010, “para que a sua marca seja ouvida e notada em um mercado tumultuado, precisa ter um posicionamento singular. E, para atingir esse objetivo, é preciso conquistar as emoções dos seus consumidores, apelando para os desejos emocionais e ultrapassando as funcionalidades das características do seu produto”.
Lembre-se que o valor da sua marca (independente do nicho) precisa ser favorável com os desejos emocionais do seu cliente. Caso trabalhe com um mercado que não seja tão emotivo, as estratégias adotadas são as que englobam preços; ser um produto que tenha uma causa e se comunicar de maneira mais descontraída, assim como mencionamos nos tipos de posicionamento.
Se você deseja melhorar o posicionamento da sua empresa, entre em contato com a gente! Nossos especialistas estão prontos para te ajudar.