Blog Chess

22/07/2020 Dicas

Aprenda a definir o orçamento de suas campanhas

Quando devo investir em publicidade ou em uma campanha?

Talvez esse seja um dos assuntos mais controversos e quase tudo que você ler dirá: DEPENDE.

E, realmente depende! Depende do seu objetivo, depende do momento em que está a sua empresa (iniciando, em crescimento, consolidada, em declínio…)… É preciso levar em consideração “N” fatores.

Que fique bem claro que não temos a pretensão de sermos os donos da razão, mas, apenas apresentar algumas maneiras de fazer isso de maneira segura e consistente.

Então, vamos apresentar dois modelos existentes que nos auxiliam na hora de tomar essa decisão.

Neste artigo, nós vamos conhecer 2 tipos de BUDGET (verba para campanhas) e descobrir como utilizá-los.

1) Budget anual: É definido de acordo com o faturamento do ano anterior e, segundo especialistas, deve variar entre 3% a 5% do faturamento bruto. *Mas, como foi dito na introdução, é preciso levar em consideração “N” fatores. Por exemplo, se a estratégia é crescer, ganhar share de mercado, branding, muitas vezes será necessário utilizar uma % maior no início e depois ir adequando, mas, o ideal é sempre ficar dentro de uma margem segura e ter tudo muito bem definido em conjunto com o seu departamento financeiro.

Como deve-se utilizar o budget anual? Para investimento em agência de publicidade, mídias (online e offline), produções, contratação de casting, impressos, eventos, assessoria de imprensa (*existem empresas que incluem essas 2 ações dentro da verba de publicidade e outras não), e tudo que se refere a publicidade.

Qual é a vantagem de ter um budget anual pré-definido?

  • Previsibilidade de gastos e retorno.
  • Valores embutidos no planejamento financeiro da empresa.
  • Planejamento de mídia consistente.
  • Adequação de investimento. Por exemplo, você pode “acumular verba” para ser utilizada em uma campanha estratégica específica. Como um Especial de Aniversário, Campanhas de Natal, etc…
  • Resumindo: Mais profissionalismo para a sua empresa.

2) Budget pontual: A segunda maneira e talvez a mais comum nos dias de hoje, são os budgets pontuais. Eles são levantados de acordo com uma necessidade pontual, como um lançamento de um produto ou uma campanha específica. E, para saber o quanto é necessário investir, é necessário que seja realizado um levantamento do potencial de venda. Como exemplo, no caso de produtos digitais que não existe quantidade máxima e/ou com base quantidade em estoque, entre outros fatos que possam ser levados em consideração. Alguns especialistas dizem que nesses casos uma boa margem de segurança é ter um investimento entre 10% e 20% do potencial de vendas.

As coisas ficam muito mais fáceis quando se tem um histórico de vendas.

Caso não exista um histórico, é necessário tentar entender o potencial de vendas desse produto (uma estratégia seria fazer pesquisa prévia de intenção de compra). E, uma dica muito importante para este caso, é não apostar todas as fichas na primeira campanha, e sim fazer testes para tentar entender o comportamento de compra na primeira campanha e traçar uma estratégia de médio/longo prazo dentro dos seus limites financeiros, é claro.

Exemplo do levantamento de verba para um campanha pontual:

Temos 100 produtos X em estoque e queremos fazer uma queima dele ou uma campanha específica. Cada um desses produtos tem um preço de R$ 100, então, temos um potencial de vendas de R$ 10.000. Vamos supor que o markup seja 2 e que o imposto já esteja deduzido, sendo assim, o potencial de lucro líquido desse produto é R$ 5.000.

Nesta hora entra qual será a estratégia: Recuperar recurso do estoque parado para reinvestir em outros produtos? São produtos com bom potencial de vendas e devemos aproveitar para lucrar com esses produtos? Entre outras diversas.

Após traçar a estratégia (isso é uma situação INTRANSFERÍVEL, a empresa é quem deve fazer), foi decidido que o investimento seria R$ 1.000 (10% do valor total bruto).

O próximo passo é levantar os cenários possíveis:

1º) Perfeito = Vender 100% dos produtos e ter um ROI positivo de 67%
2º) Mediano = Vender 50% dos produtos e ter um ROI positivo de 43%
3º) Ruim = Vender 10% dos produtos e ter um ROI nevativo de 33%

Dessa forma você consegue ter previsibilidade do futuro e organizar os seus esforços para não ter prejuízo, além de, ter a possibilidade de estabelecer metas com base no que foi investido, o que, com certeza, te dará mais segurança na hora de realizar os investimentos.

Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Até mais!!!

Veja também