Conheça 04 dicas que com certeza te ajudarão a ter um melhor desempenho nas redes sociais.
#1 – Defina um cronograma
O primeiro aspecto a se levar em consideração para melhorar a performance nas redes sociais é definir qual o objetivo da sua empresa estar em determinada rede social? Divulgar a marca? Ser um canal de comunicação com os clientes? Informar através da divulgação de conteúdo? Vendas? etc… O importante é que o objetivo seja claro, garantindo o foco no que a sua empresa precisa no momento.
Após definir o(s) objetivo(s), invista em conteúdos inovadores e variados afim de atrair a atenção dos seus clientes. Crie um cronograma de postagens incluindo quais dias da semana as postagens serão publicadas e quais os melhores horários para ter um alcance maior. Também leve em consideração datas comemorativas, períodos de promoções e outros dias especiais para criar campanhas e conteúdo personalizado.
Para facilitar o seu dia a dia você pode utilizar também plataformas de gestão de redes sociais para realizar o agendamento de posts e outros conteúdos com antecedência programando de forma automática a postagem.
#2 – Customize o conteúdo
Segundo pesquisa sobre varejo realizada pela PwC Brasil, 77% dos consumidores consultam as redes sociais antes de comprar e que avaliações de outros usuários tiveram impacto na decisão de compra.
Sendo assim, adapte o conteúdo para cada rede social, analisando qual abordagem recebe mais engajamento. Utilize imagens, vídeos, sorteios e quaisquer outros tipos de publicação que chamem a atenção e levem o seu público a realizar a ação estabelecida como objetivo.
No Instagram, por exemplo, você tem a possibilidade de fazer carrossel de imagens, stories e utilizar o igtv para conteúdos de vídeos extensos, enquanto que no Facebook você consegue criar uma imagem com link ou colocar o link na descrição do seu post e direcionar o usuário para uma página de destino.
É importante também manter uma constância nas publicações com a alternância de diferentes tipos de conteúdo.
#3 – Invista em anúncios
Produzir conteúdos interessantes não é garantia de um alcance total do seu público-alvo e de crescimento dos seus perfis. Por conta disso, vale a pena investir em anúncios pagos para que pessoas que não curtem a sua página, ou que não seguem seu perfil, iniciem a interação e conheçam a sua marca. Segundo pesquisa da revista Exame, o percentual de investimento em anúncios varia de acordo com o segmento da empresa, e pode chegar até 10% do faturamento ou mais. Além disso, os principais canais de aquisição de clientes se concentram em anúncios no Google (57,6%) segundo a E-commerce Trends.
As ferramentas de publicidade digital são extremamente poderosas, permitindo a você configurar as suas campanhas de acordo com a faixa etária, gênero, localização, costumes e etc. Porém, como em todo planejamento de mídia, tenha cautela, procure uma empresa qualificada, invista de forma planejada e calculada, e crie campanhas bem segmentadas, falando diretamente com o público que você deseja atingir.
#4 – Monitore os resultados
A única forma de saber se a gestão de redes sociais da sua empresa está sendo bem feita ou não é analisando os resultados. Então, com base no que foi definido no planejamento inicial, você consegue levantar quais as métricas que serão levadas em consideração: impressões, cliques, conversões no site, etc.
Você pode acompanhar esses resultados de forma nativa em cada rede social ou através de ferramentas como o Google Analytics, e partir disso melhorar nos aspectos que precisam de mais atenção ou manter, caso o objetivo esteja sendo alcançado.
Por exemplo, se o objetivo era aumentar a conversão no seu site e o tráfego aumentou, mas o número de conversões não, pode ser que você tenha errado na escolha público-alvo ou que a sua página de destino não esteja otimizada. Além disso, mantenha-se sempre em contato com seus clientes, respondendo a perguntas e analisando o feedback recebido.
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A partir dessas dicas crie estratégias que melhor se adaptem a sua empresa e ao seu público-alvo. Use todas as funções disponíveis nas redes sociais para auxiliar no monitoramento dos resultados. Mantenha uma análise constante para mudar as ações quando necessário.
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Até mais.
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