Blog Chess

15/05/2019 Dicas

Quando o planejamento é bom, não precisa se apressar

Assistir seriados pode nos dar muitas informações boas. E foi assistindo Peaky Blinders que surgiu a ideia dessa dica.

Claro que a forma e as coisas que Tommy – o ator principal – faz são completamente erradas, mas a ideia aqui é focar somente nos pontos positivos dele como empresário/empreendedor, que aliás são muitos.

Em um dos momentos de maior tensão, prestes a executar uma tarefa muito difícil, Tommy foi abordado pelo seu inimigo, que havia o obrigado a executar a tarefa, e disse em tom irônico: “Você está muito calmo pela tarefa que precisa fazer.” E aí, a grande resposta que todos nós empresários e empreendedores, deveríamos ter:

“QUANDO O PLANEJAMENTO É BOM, NÃO PRECISA SE APRESSAR.”

Nós sempre sugerimos aos clientes o plano de propaganda, de acordo com o módulo aderido, e sempre orientamos a se planejarem em todas as outras áreas, principalmente a financeira.

E por que nós fazemos isso? É preciso saber aonde se quer chegar e como chegar lá. Fazer uma estimativa do tempo e principalmente quanto será preciso investir para atingir o objetivo.

Porque sem planejamento, como saber se algo não está dando certo e ajustar?

Não ter um planejamento gera vários problemas, mas, talvez, os maiores deles sejam a ansiedade e a insatisfação, pois se não existem objetivos claros a serem atingidos, não existe motivo para satisfação e comemoração, certo?

Essa situação, muitas vezes, causa cobrança excessiva a funcionários e parceiros, insatisfação do empresário e o sentimento de que não se está saindo do lugar, quando em algumas situações, a empresa está até acima da média do mercado, mas, não consegue mensurar e visualizar esse cenário por não ter um plano onde é possível ver o que foi atingido ou não e acompanhar a real evolução.

Com um plano de negócios bem desenvolvido é possível monitorar se a estratégia está dando certo, saber a hora de mudar, ajustar, readequar, acelerar ou desacelerar. Enfim, o planejamento traz mais segurança e aumenta a assertividade das decisões tomadas e mesmo que ocorram falhas, serão controladas e com maior probabilidade de reversão.

Claro que há exceções de empresas que não tem o mínimo planejamento e todos são felizes, mas é preciso ser muito confiante e ter a consciência de estar correndo altos riscos.

Então, a dica que fica é, planeje todas as suas ações e não pense só no que vai dar certo, pense também em possíveis soluções caso algo dê errado, saiba a hora de avançar, persistir, de mudar ou até mesmo de parar.

Gostou do artigo? Deixa seu comentário e compartilha.

Até mais.

Veja também