A aplicação da estratégia de preços correta no seu negócio resulta, quase sempre, em aumento no volume de vendas.
A psicologia dos preços é baseada em estudos que mostram como os consumidores reagem às formas como são apresentados os preços.
Confira algumas dicas estratégicas para você iniciar agora mesmo e deixar os seus preços ainda mais atraentes.
1) O poder do primeiro número: A estratégia do ,99 talvez seja a mais conhecida e, sim, ela tem muita importância na hora de vender mais. É comprovado cientificamente que o cérebro, na grande maioria das vezes, costuma assimilar com mais ênfase o primeiro número ou os primeiros e ignorar o restante.
Então, para que essa estratégia seja efetiva, você precisa derrubar uma casa do primeiro número. (100 = 99,99) O cérebro assimila 99 e não 100.
PS.: Existem alguns estudos que indicam que preços 99,99 passam a impressão de menos qualidade do que preços cheios. Lembre-se sempre de traçar estratégias de acordo com o seu negócio.
2) O poder das parcelas: Outra estratégia muito utilizada é a das parcelas. Um produto anunciado por R$ 500,00 pode parecer muito caro, porém, o mesmo produto anunciado por 10x R$ 50 com certeza transformará ele em um objeto mais próximo da conquista.
3) O poder da porcentagem (regra dos 100): Você prefere comprar um produto com 10 reais ou com 20% de desconto? Também é comprovado que os consumidores tendem a optar pelos 20% de desconto pela sensação de estar fazendo um melhor negócio, isso por que o número 20 é maior que o número 10.
4) O poder da comparação: Nessa estratégia você coloca produtos similares, um ao lado do outro, na maioria das vezes um melhor e um inferior para que o consumidor possa entender de forma fácil a vantagem de comprar o produto que você quer induzir a ele. Por exemplo, você precisa queimar um estoque geladeira de 375L, você poderá colocar ao lado dela uma geladeira de 350L com um preço bem próximo para que os consumidores vejam que, com apenas um pouco a mais eles conseguem adquirir um produto melhor. Essa é uma estratégia que requer mais estudo e planejamento, mas, com certeza, pode ser uma ótima saída em diversos casos.
Outra estratégia muito usada de comparação é o De XX por XX, ele mostra aos consumidores o benefício que desconto está gerando. É uma ótima estratégia que foi um pouco banalizada nos dias atuais, mas, ainda tem seu valor e as suas vantagens quando usada de forma responsável.
Essas são algumas estratégias entre muitos estudos realizados e é muito importante ressaltar que elas não se limitam apenas às lojas físicas, você pode e deve utilizar elas, ou qualquer outra mais adequada, no seu e-commerce e também nas suas postagens em redes sociais.
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Até mais.