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08/12/2022 Dicas

Omnichannel: o que é e por que essa estratégia é tão importante para seu negócio?

Ao estudar sobre estratégias para potencializar os resultados em seu negócio e a comunicação com os clientes, você já deve ter ouvido falar em omnichannel. Ele tem se tornado amplamente conhecido, justamente, porque é altamente produtivo e traz resultados interessantes para sua empresa.

Saber como adotá-lo de forma eficiente pode ser responsável por uma verdadeira mudança. Mas, para isso, você precisa dominar o assunto e entender a importância dele para seu dia a dia. Para ajudar você, vamos trazer a seguir as principais informações sobre o assunto. Confira!

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia que prioriza o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação e vendas para ter uma maior aproximação com o cliente.

A ideia é, justamente, realizar uma integração de canais em sua empresa para que seja possível realizar um contato mais eficiente com seus clientes. Nesse caso, as informações obtidas em um canal são compartilhadas e disponíveis para outro, para que seja possível proporcionar uma melhor experiência no atendimento, promovendo maior satisfação para a pessoa.

O mesmo vale para as vendas: você consegue ter os mesmos itens sendo vendidos em diferentes canais: marketplace, e-commerce, redes sociais, venda direta no Whatsapp, entre outras possibilidades. Com isso, há uma experiência facilitada de compra para o cliente.

Por que o omnichannel é tão importante para as empresas?

O omnichannel tem sido cada vez mais utilizado, justamente, porque ele promove vantagens e diferenciais importantes para seu negócio, independentemente da área de atuação. Vejamos alguns pontos que evidenciam a importância dessa estratégia para seu negócio.

• aumenta a eficiência no atendimento;
• contribui para a fidelização dos clientes;
• melhora da imagem da marca;
• estreita relacionamento do cliente com a empresa e da empresa com o cliente;
• aumento do engajamento dos clientes;
• permite que a empresa esteja aberta 24 horas 7 dias por semana;
• facilita a venda de produtos;
• aumenta o faturamento, entre outros.

Mas, para além disso, ele também permite maior facilidade de vendas para o cliente final. Por exemplo, ele passa a contar com mais canais para realizar suas compras, escolhendo aquele que pode ser mais prático para o seu atual momento.

Por exemplo, ela pode comprar em loja física, Whatsapp, e-commerce, redes sociais, utilizando o mesmo cadastro. Com isso, é possível melhorar a experiência do cliente e garantir maiores chances de concretização de transações.

Como adotar o omnichannel em sua empresa?

Para que a sua empresa possa ter sucesso na adoção da estratégia omnichannel é fundamental que sua adoção seja feita de forma coerente e de acordo com as peculiaridades do seu negócio. Algumas dicas importantes para sua adoção são:

• conheça o público-alvo do seu negócio, quais são as peculiaridades, questões, demandas, entre outros pontos. Por exemplo, quais são os canais que elas mais utilizam no dia a dia para compras e comunicação com a empresa;
• utilize soluções que permitam maior integração dos canais da empresa, focados justamente para omnichannel;
• estude sobre as diversas possibilidades de vendas em diversos canais, por exemplo, e-commerce, marketplace, whatsapp, vendas em redes sociais, entre outros;
• treine os times de atendimento para utilizar as informações dos canais integrados para agir de forma ágil no dia a dia;
• defina padrões de atendimento para sua empresa;
• teste o que está sendo realizado e analise as métricas necessárias para identificar se está ocorrendo sucesso ou não na adoção do omnichannel.

O omnichannel é uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada nas empresas como uma forma de aumentar as possibilidades de vendas e proporcionar maior estreitamento do relacionamento com seu cliente e, assim, gerar uma maior fidelização.

Agora você sabe tudo que é necessário para uma boa estratégia omnichannel, é hora de adotá-la em seu negócio. Mas caso tenha ainda ficado alguma dúvida, deixe nos comentários e responderemos.

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