O conceito de jornada de compras (buyer’s journey) é baseado em um estudo que diz que o consumidor – principalmente nos dias atuais de grande concorrência e facilidade de pesquisa – percorre 03 etapas antes de comprar um produto.
E se pararmos para analisar, em algum tipo de compra – ou em todas – nós já percorremos essas 03 etapas.
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Então, vamos entender o conceito:
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1ª Etapa – Awareness (conhecimento, consciência): É o momento que o consumidor toma consciência que precisa de alguma coisa ou é persuadido por uma publicidade, comunicação ou oferta muito boa.
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2ª Etapa – Consideration (consideração): A segunda fase é o momento que o consumidor já identificou uma necessidade ou desejo e começa considerar realizar a compra. Esse momento depende muito do estilo do consumidor ou do segmento, existem segmentos que exigem graus de pesquisas maiores e também existem diversos tipos de consumidores, como os impulsivos, detalhistas, etc… Mas, nessa etapa é o momento em que é realizada uma pesquisa, seja online ou offline.
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3ª Etapa – Decision (decisão): E só após passar as duas primeiras etapas decide onde e qual produto comprar.
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Essas etapas normalmente são percorridas de maneira inconsciente e podem acontecer em segundos ou durar meses. Vários fatores envolvem uma decisão de compra e a batalha das empresas deve ser para que ela sempre esteja na lista do seu público-alvo e também consistência para gerar desejos recorrentes.
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E porque estamos contando isso para você? Para que você:
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✅ Entenda a importância de ter um público-alvo bem definido;
✅ Se prepare para estar sempre em contato com eles da maneira mais assertiva possível, com uma publicidade / comunicação adequada;
✅ Perceba que existem estratégias para um crescimento de maneira escalável.
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