Confira a seguir algumas dicas para a fidelização de seus clientes.
Construir uma comunidade de clientes fidelizados pode ser a chave da estabilidade do seu negócio. Porém, não significa apenas ter um cartão de pontos e conceder uma pequena bonificação de tempos em tempos – é necessário desenvolver também ações que garantam que seus clientes tenham uma boa frequência de compra e que os deixem satisfeitos a ponto de recomendar sua marca ou negócio para outros consumidores.
1) Conheça profundamente seus clientes
Para ter um propósito consistente para o seu negócio e ter claro o que você quer levar de valor para o mercado é essencial entender o seu consumidor e conhecer seus hábitos, preferências e necessidades. Esse conhecimento naturalmente te permitirá ter mais assertividade e segurança nas ações, como o momento ideal de lançar novidades e inovar, condições exclusivas para clientes, intensidade da comunicação e ações de relacionamento, por exemplo.
2) Canais de comunicação e redes sociais
Ter um canal de comunicação aberto e transparente é uma forma de se manter próximo aos clientes, ouvi-los e ser presente em seu dia a dia. A presença ativa (posts e stories) nas redes sociais é uma ótima maneira de criar uma identidade e personalidade para o seu negócio e criar vínculos com seus seguidores, mas apenas isso não é suficiente – é também necessário ter agilidade na interação e ter outros canais de comunicação ativos (whats, e-mail, etc…).
3) Invista em um atendimento humanizado
Atualmente os consumidores são muito engajados, conectados e exigentes. É muito importante manter-se próximo e ter uma comunicação personalizada, que deixe seus clientes a vontade e que os faça sentir acolhidos, compreendidos e ouvidos. Pequenas ações como saber o histórico de interações e consumo, ter um registro confiável de suas preferências, seu aniversário, entre muitas outras, pode fazer a diferença.
4) Tenha uma estratégia de relacionamento
É uma maneira de reforçar ainda mais os laços com os clientes engajados. Podem ser mais genéricas e atender a comunidade de clientes como um todo, mas também personalizadas e segmentadas de acordo com preferências e hábitos de consumo de determinados clientes. A importância nesse critério é ser criar uma estratégia justa, consistente, onde o cliente se sinta de fato bonificado e reconhecido por dar preferência ao seu negócio ou marca.
5) Tenha indicadores sobre seus clientes
Existem ferramentas no mercado que podem alavancar a fidelização de clientes. Soluções tecnológicas vão permitir entender a eficiência da ações estratégicas, a sazonalidade do seu negócio, os hábitos de consumo de seus clientes, quem são os seus clientes mais fiéis, qual a taxa de novos clientes, por exemplo. Assim, ferramentas de gestão podem contribuir para uma estratégia mais eficaz de relacionamento com o cliente, pois além de registros confiáveis de dados sobre o consumidor, você poderá também desenhar ações e campanhas segmentadas e entender a sua eficácia!
—
Gostou da dica? Deixe um comentário aqui ou compartilhe nas suas redes sociais.
Até mais.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: @chessmkt
Facebook: @chessmkt