Com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavirus, o ano de 2020 viu o setor de vendas online registrar um salto recorde, bem como o maior número de empresas que optaram por entrar no comércio eletrônico.
Segundo o estudo da ABComm, em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas online foi de 68% em comparação com 2019, o que reforçou ainda mais a participação do e-commerce no faturamento total do varejo.
Assim, podemos dizer que o comércio eletrônico é uma das frentes mais importantes para a sustentabilidade dos negócios e dinamismo do varejo, além da importante contribuição para a economia. E claro, investir em e-commerce, aliando a realidade das lojas físicas às lojas virtuais , é um fator essencial de diferenciação e de consolidação da presença das marcas no mercado.
Conheça a seguir 4 motivos pelos quais você deve começar agora o seu e-commerce.
Existe um conceito ganhou enorme protagonismo nos últimos tempos quando o assunto é tendências de consumo: transformação digital. E o motor dessa aceleração é o consumidor, cada vez mais engajado, exigente, empoderado, autônomo e 100% conectado.
Isso significa que seja na loja física ou online, uma de suas principais fontes de informação é a internet. Por isso, é essencial oferecer recursos e estar presente onde seus clientes e potenciais consumidores estão, seja através de um e-commerce, nas redes sociais ou oferecendo canais de comunicação digitais.
Não existe horário de funcionamento ou barreira geográfica no mundo online. Sua loja funcionará 24 horas, 7 dias por semana, sempre disponível para se adequar às preferências e hábitos de consumos dos seus clientes.
Já vimos que há um processo de ganho de relevância das vendas online no total das vendas do varejo. Assim, o e-commerce passou a ser configurado como uma estratégia vital de produtos e serviços. Com as plataformas adequadas, passamos a conhecer melhor o perfil dos clientes, seus comportamentos de consumo, fluxo e tempo gasto na sua loja virtual, e muito mais.
Com esses dados em mãos, sua estratégia e o alcance de clientes podem ser ainda mais apurados: é possível diversificar os canais de aquisição com base no comportamento real de seus clientes, expandindo seu negócio para redes sociais, chatbots, whatsapp, e tudo integrado ao e-commerce.
Diferentemente de uma expansão de loja física, hoje em dia os custos para levar seu negócio para o e-commerce são muito mais acessíveis. Além disso existe uma grande variedade de plataformas online, para que seu ambiente virtual se ajuste ao perfil do produto ou serviço, porte e necessidades.
Além disso, ao investir em e-commerce você apostará também em uma tecnologia especializada para o varejo online, e isso certamente também o ajudará a gerir melhor suas lojas físicas.
Torna-se possível registrar todas as informações que podem suportar a gestão do seu negócio, como vendas, ticket médio, estoques, contas a pagar e a receber, lucro, histórico de compras e clientes, e muito mais.
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