Dia após dia o varejo online bate recordes no Brasil e empreender com sucesso no ecommerce se torna um desafio. Além de consumidores cada vez mais exigentes com a experiência de compra digital, a oferta e variedade de produtos e serviços crescem a um ritmo alucinante.
Então, quando analisamos o que é sucesso do ecommerce, são vários fatores que devem ser levados em conta para garantir uma jornada de compra positiva e memorável para seus clientes. Estude seu mercado, concorrentes e soluções para entender como pode se posicionar e, a partir do momento que você sabe quem é o seu público, suas características e comportamentos, mãos à obra!
Confira a seguir 4 dicas de sucesso para seu ecommerce.
#1 Aposte no marketing digital
A performance de vendas do ecommerce está muito conectada com o sucesso de sua estratégia de marketing digital. É importante ter uma atuação tão abrangente quanto específica, saindo de campanhas e discursos comuns no mercado. Por isso, em primeiro lugar invista em um trabalho de branding e busque se comunicar com identidade, posicionamento e, sobretudo, personalidade de sua marca.
Quando falamos em abrangência da estratégia de marketing digital para o ecommerce, estamos nos referindo a táticas e canais que podem ser acionados para atingir seus potenciais consumidores, levando-os para o site ao longo da jornada de compra de uma forma personalizada e alinhada com suas necessidades.
Seja através das redes sociais, SEO, mídia paga, campanhas comerciais e de relacionamento com clientes, até ao inbound marketing, lembre-se: entenda o comportamento do seu público para saber quais canais e insights podem ajudá-lo a optar pela sua marca.
#2 Proporcione uma boa experiência ao cliente
Um estudo realizado pela PWC mostrou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência de compra. Assim, tenha um olhar para toda a jornada e interações dos consumidores com o ecommerce – isso levará a uma diferenciação no mercado, fidelização de seus clientes e com certeza a uma melhor performance de suas vendas.
É importante levar em conta a profundidade do conceito de experiência do cliente com o ecommerce. Desde a forma e canais de comunicação, à facilidade de encontrar e interagir com os produtos, eficiência da plataforma que suporta a loja virtual, ao fluxo de compra, atendimento, logística e pós-vendas, é necessário proporcionar ao consumidor uma experiência positiva, que desperte sentimentos e emoções, que o farão se recordar de sua marca.
#3 Foco na operação logística e nas entregas ágeis
Não existem barreiras de tempo ou espaço para suas vendas no mundo online! Assim, essa escalabilidade deve ser sustentada por uma operação logística do ecommerce muito eficiente. Hoje, mais que nunca, o consumidor espera agilidade nos serviços que utiliza, porque acima de tudo ele conta com a comodidade e conveniência quando opta pelo comércio digital.
Tenha clareza nas informações de prazos de entrega, custos com frete, disponibilidade de estoque, políticas de devolução, entre outros. Assim, a expectativa de seu cliente estará alinhada à sua capacidade de atendê-lo!
#4 Tenha metas e acompanhe de perto seus resultados
O planejamento de entrada no ecommerce com certeza conta com um prazo definido para o retorno desse investimento. Existem desafios, pois a concorrência hoje é imensa com a variedade de oferta que encontramos online. Então, é fundamental acompanhar os resultados e performance do ecommerce de perto. Defina suas métricas e indicadores e não dispense as ferramentas tecnológicas que lhe proporcionarão esses dados. O acompanhamento das metas vai lhe permitir atuar de forma preventiva e assertiva face a resultados que podem ser melhorados ou ainda mais potencializados!
Gostou de nossas dicas de sucesso para seu ecommerce? Fale com nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos!